UEPG - Portal das Licenciaturas

Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG

Publicações - Livros e Resenhas

Autores: Ana Heloísa Molina (Org.), Luis Fernando Cerri (Org.), Maria Aparecida Leopoldino T. Toledo (Org.) e Nádia Gaiofatto Gonçalves (Org.)

O ensino de história no Brasil desde a década de 1980 vem se constituindo num importante campo de investigação. Como objeto de pesquisa veio se firmando por meio da atuação de professores pesquisadores preocupados com as questões do ensino de uma disciplina escolar marcada, em sua emergência, por objetivos claramente voltados para a moral e o civismo nacional.
Desejamos que essa coletânea provoque outros olhares e proporcione novos diálogos com professores-pesquisadores que há muito ampliam as fronteiras desses conhecimentos.

Outras informações (acesse aqui)

Ao apresentar “A Disciplina Articuladora" nos cursos de licenciatura na UEPG, evidenciaram-se as reflexões realizadas na implantação desta disciplina, tendo também como objetivo fomentar, entre os docentes envolvidos, a possibilidade de divulgação de nossas ações, consubstanciadas na presente coletânea.

Cada um dos capítulos é o relato das ações desenvolvidas no âmbito das respectivas licenciaturas visando à consolidação da prática como componente curricular por meio da Disciplina Articuladora. Assim, é apresentada a concepção da disciplina atendendo às especificidades de cada curso, seus avanços, as dificuldades enfrentadas, as revisões de percurso e as novas proposições, considerando os diferentes sujeitos envolvidos e as avaliações realizadas.

O prof. Dr. Júlio Emílio Diniz-Peireira, prefaciante desta Coletânea, é doutor em Educação pela Universidade do Estado de Wisconsin, em Madison, nos Estados Unidos. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Olhar de Professor

A Revista Olhar de Professor é um periódico acadêmico semestral. Publi­ca artigos, relatos de práticas docentes, experiências pedagógicas significativas, relatórios de projetos de pesquisa e extensão, resenhas, entrevistas e textos de palestras proferidas, produções de pesquisadores ligados à docência, extensão universitária e pesquisa na grande área da educação.

Práxis Educativa


A Revista Práxis Educativa, editada sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), da Universidade Estadual de Ponta Grossa, tem como objetivo publicar trabalhos que contribuam para o seu campo específico de investigação e que possam servir de referência para outros trabalhos de pesquisa.

O livro:   “Utopia em busca de Possibilidade – Abordagens interdisciplinares no ensino das ciências da natureza”, foi lançado em   dia 31/08/2011, pela  Universidade Federal da Integração Latino Americana, por ocasião final da Cátedra de Filosofia e Epistemologia da Ciência, a ser fundada pela pesquisadora Olga Pombo, da Universidade de Lisboa.
Este livro com a participação dos professores do Departamento de Física da UEPG, Jeremias Borges da Silva, André Maurício Brinatti , e Sílvio Luiz Rutz da Silva.O capítulo por eles escrito foi o de“Utilização de Mapas Conceituais para Planejamento de Projetos Interdisciplinares em Ciências“
O trabalho  apresenta-se como   uma proposta para ensinar ciências através de projetos interdisciplinares, preservando a identidade das disciplinas. Mostra ainda nos resultados deste planejamento que os conceitos fundamentais de cada área estão interligados no mínimo por suas aplicações. Destaca também que a aprendizagem dos alunos é significativa possibilitando uma visão holística das ciências.
Segundo o prof. Jeremias “o trabalho indica um dos caminhos para um ensino interdisciplinar de ciências, que essa possibilidade não é tão utópica. Foi gratificante participar de uma obra com a participação pesquisadores como o Prof. Rodolfo Caniato e a Professora Olga Pombo, que contribui com dois capítulos no Livro.”
Leia mais...