UEPG - Portal das Licenciaturas

Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG

Publicações - Artigos

O presente trabalho analisa e interpreta a ação de professores de Física do Ensino Médio em sala de aula. Tendo por base as definições apresentadas por Gauthier e por Tardif, elaboramos relatos sobre a ação de professores, descrevendo como eles realizavam a gestão da classe e a gestão do conteúdo em suas aulas. Cada relato foi construído a partir de entrevistas e gravações de aulas de três professores de escolas da rede pública da cidade de Londrina no Estado do Paraná, Brasil. Os relatos foram posteriormente interpretados apontando características de gestão, que nos permitiu identificar três estilos de gestão do ensino e da aprendizagem em sala de aula a partir do qual podemos dizer que um professor pode ter um ensino para chamar de seu.

A profª Drª Angélica Góis Morales,atualmente professora da UNESP, no Campus de Tupã, com estreito trabalho cooperativo com a Universidade Estadual de Ponta Grossa,  divulga a publicação do Caderno Temático de Educação Ambiental da Revista Olhar do Professor - Vol. 14, N. 2.

Esta investigação objetivou analisar as tecnologias educacionais e/ou softwareslivres aplicáveis ao ensino dos conteúdos matemáticos que integram o eixo Análise de Dados, para o Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, do tipo exploratória-descritiva. O estudo constou de três etapas: a) estudo
bibliográfico das concepções propostas para o ensino de estatística no Ensino Médio considerando-se os PCNs de Matemática e o eixo Análise de Dados, e também aemergência da Educação Estatística no contexto da Educação Matemática; b)...  Clique na opção abaixo

ROSSO, Ademir José ; TOZETTO, A. S. ; BRANDT, C. F. ; FREIRE, L.I.F. ; CERRI, L. F. ; LAROCCA, Priscila ; CAMPOS, S. X   
O presente texto é um estudo sobre a hipótese de que a formação de professores pode ser mais bem compreendida através do conceito de letramento docente. Parte-se do princípio da linguagem como elemento central de organização e exercício do pensamento, discutindo o acesso às suas variadas formas e à capacidade de usá-la conscientemente como letramento. Clique na opção abaixo.

Autores: Adriéli Siqueira, Jeremias Borges da Silva, Antonio Sérgio M. de Castro

Este trabalho envolve alunos de Licenciatura em Física e foi gerado na disciplina Iniciação Científica II, aceito no XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física em janeiro de 2011. Clique na opção abaixo.


« Anterior 1 2