UEPG - Portal das Licenciaturas

Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
Atualizada em 15/08/2018 12h44

EVENTO MARCA O INÍCIO DAS ATIVIDADES DO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UEPG


Aconteceu nos dias 13 e 14 de Agosto o I Encontro de Integração do PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA UEPG marcando o início das atividades de ambos os programas para 2018. Estiveram presentes autoridades relacionadas aos Programas, docentes da UEPG, diretores de departamentos e setores ligados às licenciaturas bem como coordenadores dos cursos envolvidos. Diretores das escolas participantes e professores da Educação Básica também compareceram e junto com os acadêmicos selecionados protagonizaram os dois dias do evento. Autoridades ligadas ao Núcleo Regional de Educação  e à Secretaria de Educação de Ponta Grossa também estiveram presentes. 
As coordenadoras dos Programas Marcela Teixeira Godoy (Residência Pedagógica) e Graciete Tozetto Goes (PIBID) fizeram um histórico de entraves e sucessos na constituição e concretização das respectivas propostas.A Coordenadora da SEED pelo NRE de Ponta Grossa Sandra Mara Dias Pedroso, destacou a importância da parceria desenvolvida desde o início do processo para o sucesso da implantação dos Programas. Ainda destacou a importância da continuidade da parceria para a formação inicial e continuada dos envolvidos.
    Ambos os Programas oferecem bolsas para que os alunos de licenciatura exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica, contribuindo para a integração entre teoria e prática, para a aproximação entre universidade e escolas e para a melhoria de qualidade da educação brasileira. Para assegurar os resultados educacionais, os bolsistas são orientados por docentes dos cursos de Licenciatura e por docentes das escolas públicas de Educação Básica, ambos também bolsistas.
    No PIBID a UEPG foi contemplada no Edital CAPES n.07/2018 com 124 bolsas para os acadêmicos das seguintes licenciaturas:  Artes Visuais e Música; Ciências Biológicas e Educação Física; Física e Química; Geografia e Matemática; Pedagogia.
A profª Drª Graciete Tozetto Goes, atual coordenadora do PIBID, fez uma apresentação da avaliação do PIBID por licenciados egressos, objeto de sua tese de doutorado. Sua apresentação destacou as contribuições do PIBID sob a ótica dos egressos e destacou a importância de ações integradas no âmbito institucional para a melhoria da qualidade da formação dos professores.
    Participam do Programa de Residência Pedagógica os cursos de Licenciatura em Biologia, Química, Física, Letras Português/Inglês, Português/Francês e Português/Espanhol, Geografia e Educação Física, contemplados com bolsas pelo edital CAPES n.06/2018.
    A Profª Drª Marcela Teixeira Godoy destacou que todos os professores da IES envolvidos no RP são docentes do Estágio Curricular Supervisionado, portanto, já com uma grande vivência de sala de aula na Educação Básica e com uma relação de respeito e trabalho já consolidada com as escolas parceiras. Os professores e professoras da Educação Básica externaram sua satisfação em pertencer a uma equipe com os mesmos objetivos de desenvolver um projeto com bases sólidas de compromisso com a formação inicial e continuada. Foram definidas em conjunto as primeiras pautas transversais de discussão crítica em oficinas abertas a toda a comunidade universitária e não universitária por meio do Residência Pedagógica como Escola Sem Partido, Base Nacional Comum Curricular, Diversidade de Gênero e também pautas relacionadas a conteúdos relacionados ao ensino de cada área.
    Outro aspecto a ser destacado é a perspectiva das práticas restaurativas que permeia a proposta do RP na UEPG. Os docentes tanto da IES quanto da Educação Básica participarão juntos de um curso oferecido pelo CEJUSC – Centro Judiciário de Soluções de Conflito e Cidadania -  no final de Agosto com o apoio do NRE e a finalidade de iniciar o aprofundamento e disseminação das praticas restaurativas nas instituições participantes – IES e escola.
    O evento foi marcado pela confraternização e encaminhamentos técnicos em torno de um objetivo comum: a formação de professores e de pessoas melhores.

EVENTO MARCA O INÍCIO DAS ATIVIDADES DO PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UEPG