UEPG - Portal das Licenciaturas

Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
Atualizada em 25/08/2017 19h43

Festival da Matemática atrai alunos da rede municipal e estadual


por Mari Cleia Aparecida de Andrade

Jogos, brincadeiras, desafios, matemágica, entre outras atividades marcam o I Festival da Matemática, iniciado nesta sexta-feira, na Praça da Água, no Parque Ambiental (próximo ao Terminal Central de Transpoorte Coletivo). O evento é destinado para todas as idades. A organização desenvolveu atividades divertidas que vão despertar novas formas de vivenciar e descomplicar a compreensão da Matemática. As atividades seguem até este sábado, das 9h às 17h.
Entre seus objetivos, visa incentivar o estudo da matemática e o raciocínio lógico e abstrato e oferecer atividades de ensino, artísticas, lúdicos e que sejam prazerosos para todos os públicos evoluções. Também objetiva produzir experiências que tratem a matemática como linguagem e contribuir para a difusão do conhecimento da matemática, além da  promoção do ensino e da cultura da matemática.
De acordo com o professor Airton Kist, estão envolvidos no evento cerca de 180 pessoas, entre acadêmicos professores da UEPG e das redes municipal e estadual de ensino. Estão inscritos para apresentação 45 trabalhos. Foram enviados convites para visitação a todas as escolas municipais, estaduais de Ponta Grossa e região.
Entre os trabalhos apresentados estão a mesa de bilhar elíptica; caminho matemático e jogos matemáticos. O aluno de licenciatura em Matemática, Everson Santos (4º ano), explica a dinâmica da mesa de bilhar elíptica. "A ideia foi trazer o material diferenciado. Na mesa de sinuca comum, você não vê a matemática, é um jogo normal. Aqui a proposta é mostrar aos alunos, além da diversão, algo que eles se interessem pela matemática. No jogo é possível trabalhar as formas cônicas da elipse, definição, calcular distâncias de foco e área da elipse. Pode-se explorar todas as definições do tema, é possível unir a diversão e o aprendizado".
Outro trabalho que se destaca no festival é o 'Caminho Matemático', desenvolvido pelos alunos do 4º ano, Caroline Kuller, Luis Henrique Krasucke Ferreira Thaline Camargo, Kátia Simone Serber e Carla Fernanda Mendes. Eles escolheram o tema 'Sistema Monetário'. A partir desse tema, organizaram um jogo onde dois participantes lançam o dado; na casa em que cair o participante terá que responder perguntas relacionado com o conteúdo da matemática. Caroline explica que o assunto escolhido pela equipe serve para qualquer idade. "As escolas que passaram por aqui gostaram; eles puderam usar celular para resolver as questões; não exigimos que eles calculem mentalmente; também temos blocos e lápis para aqueles que queiram resolver as questões".
A equipe do Alison dos Santos organizou os 'Jogos Matemáticos'. Segundo o acadêmico, o objetivo é mostrar aos alunos que a matemática não é tão complexa quanto parece e pode ser interessante e interativa. Os jogos que a equipe criou foram quebra-cabeça pitagórico, quadrado mágico, anel africano, jogo dos palitos, jogo da velha em 3D, heptágono mágico e batalha dos ângulos. Alison comenta que alunos de duas escolas visitaram os trabalhos e gostaram muito, inclusive o quebra-cabeça pitágórico que já foi usado em sala de aula durante o seu estágio supervisionado.

Festival da Matemática atrai alunos da rede municipal e estadual