UEPG - Portal das Licenciaturas

Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
Atualizada em 24/05/2017 09h04

Pedagogia promove "semana do Brincar"


matéria por  Marilia Woiciechowski

Jogos e brincadeiras propostas para o corredor do Bloco C e pátio do Campus Central movimentam, de 22 a 26 de maio, a primeira edição da Semana do Brincar com promoção através do curso de Licenciatura em Pedagogia da UEPG. Com o tema “O brincar que encanta o tempo”, a iniciativa integra a Semana Mundial do Brincar promovida pela Aliança pela Infância (ONG) que, em 2017, destaca o tema O Brincar que Encanta o Tempo”: um convite ao brincar que encanta o ritmo vital da infância e acompanha a sequencia da vida com imaginação, fantasia e experiências físicas e anímicas”. A abertura oficial da semana, na UEPG, ocorreu na segunda-feira (22 de maio) no Hall de Entrada do Bloco C, às 19h.
Como parte da programação do evento os participantes assistem, nesta terça-feira (23 de maio) a palestra de abertura “Toda semana é semana de brincar: sobre brinquedo e pedagogia do corpo infantil”, a ser proferida, no Auditório do Campus Central, pela professora Leni Vieira Dornelles, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Com doutorado (UFRGS) e pós-doutorado em Educação - Universidade do Minho (Portugal), Leni Dornelles atua nos temas educação infantil, curso lato sensu, curso de mestrado e doutorado, formação de professor, ciberinfância e educação, modelos pedagógicos de educação a distância, pesquisa com criança, e estudos da criança. É membro do Grupo de Estudos em Educação Infantil da FACED/GEIN; e da Comissão de Pesquisa do Pós-graduação/PPGEdu. Coordena a coleção Infância & Educação da Editora ‘Vozes’.

Oficinas e Filme
A programação da semana tem jogos e brincadeiras todos os dias e traz ainda as oficinas Construção de Brinquedos e Contação de Histórias, na quinta-feira (25 de maio), às 14h. Para o encerramento da semana na sexta-feira (26 de maio), a coordenação exibe o filme Territórios do Brincar (Maria Farinha filmes – Câmera e Ação), produção descrita como “fruto de um percurso de 21 meses de viagem por uma vasta geografia de gestos de crianças das mais diversas realidades brasileiras, para encontrar caminhos por dentro de todos nós” (http://territoriodobrincar.com.br/longa-metragem-territorio-do-brincar/). No endereço, a apresentação registra que o longa-metragem assume o brincar infantil como narrativa que sustenta uma história na íntegra. “Os adultos ficam de fora das imagens desse filme, mas o espectador certamente se sentirá representado pelo potencial do brincar dessas crianças”.
 
Entre monitores oficineiros, a organização da semana conta com o trabalho de cerca de 100 acadêmicos do curso de Pedagogia. Participam alunos do primeiro ano e integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A organização também destaca a presença do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão (GEEPEEDI), da Pós-Graduação em Educação, Colegiado de Curso, e Laboratório Lúdico Pedagógico do Curso (LALUPE), contando com o apoio de professores da disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos das diferentes áreas de conhecimento. A coordenação também destaca a presença da comunidade interna na semana porque a pedagogia brinca e os acadêmicos de outros cursos também estão interessados na motivação do encontro, e da externa com a presença, por exemplo, de músicos no evento.