UEPG - Portal das Licenciaturas

Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
Atualizada em 28/07/2016 23h58

ForGRAD Sul 2016 inicia sua programação: em debate, a “Formação de Professores para a Educação Básica”


A Universidade  Estadual de Ponta Grossa (UEPG) iniciou na noite de hoje, 28 de julho, no Bloco do P.D.E- Campus Uvaranas a programação do Fórum de Pró-Reitoires de Graduação da Região Sul, sob a coordenação local do Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Miguel Archanjo de Freitas Junior, tendo como tema central do Fórum a “Formação de Professores para a Educação Básica”.
Na abertura se fizeram presentes representantes de 47 Instituições de Ensino Superior da Região Sul entre Pró- Reitores ou cargos de equivalente desempenho,  além de alguns acadêmicos e professores convidados.
Com as palavras de boas vindas, o prof. Miguel ressaltou a importância deste Fórum, principalmente diante das conjecturas atuais pelas quais passa o País e, por consequência, as demais instâncias de governabilidade e o impacto direto que se reflete na Educação. “Longe de nos atemorizar ou arrefecer, temos como meta vencer os desafios e propor caminhos que conduzam sempre o ensino a patamares de qualidade, lutando contra retrocessos e fortalecendo os rumos na condução do progresso, do bom debate e da consequente transformação da agenda nacional, numa agenda que seja positiva para todas as IES do Brasil”, destacou Miguel.
Prestigiou a cerimônia de abertura, o Prof. Dr. João Carlos Gomes, secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná o qual foi ex-reitor da UEPG, pontuando sua fala nas conquistas obtidas pelas IES, através de sua secretaria, bem como o “a ponte que se constrói diariamente entre as IES e o governo do Estado do Paraná”, pois somente através de uma parceria constante e dinâmica os êxitos são obtidos como uma conquista de todos.
Também na solenidade o Magnífico Reitor da UEPG, Prof. Dr. Carlos Luciano Sant’Ana Vargas tomou posse como presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp). Cargo este ocupado até a presente data pelo Prof. Dr. Aldo Nelson Bona, reitor da UNICENTRO. O prof. Aldo apresentou aos participantes um pequeno relatório pontuando os principais feitos de sua gestão, antes da transmissão do cargo.
Também fez uso da palavra o Prof. Dr. Lucídio Rocha Santos, da Universidade Federal do Amazona (UFAM), atual presidente do ForGradNacional, abordando em sua explanação os diversos desdobramentos nacionais antevistos com o atual panorama político-educacional do País.
Saudando os presentes o Prof. Luciano agradeceu a presença de todos destacando o quanto era importante para a UEPG sediar o Fórum dos Pró-Reitores e bem como agradeceu  a confiança nele depositada para presidir a APIESP neste biênio 2016-2018, encerrando assim a parte protocolar da mesa dos trabalhos

Palestra de Abertura
“As atuais legislações e os desafios para a formação inicial de professores para a  Educação Básica”. Com este título inquietante, o Prof. Dr. Luiz Mello de Almeida Neto, da Universidade Federal de Goiás discorreu sobre a crise nas Licenciaturas, as principais questões em pauta sobre a formação inicial dos professores, pontos positivos e preocupantes nas DCNs atuais, os principais desafios postos para as Licenciaturas e as questões preocupantes que estão sendo colocadas em nível nacional, principalmente no que tange à “escola sem partido”,  “num verdadeiro retrocesso de tudo o que se entende por escola e suas dimensões”, finaliza o professor. Numa palestra bastante reflexiva e pautada por questões de concepções profundas, a socialização das preocupações e inquietações muito motivou os participantes para os debates que terão continuidade na sexta-feira (29 de julho), a partir das 08 horas.

ForGRAD Sul 2016 inicia sua programação: em debate, a “Formação de Professores para a Educação Básica”