UEPG - Portal das Licenciaturas

Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
Atualizado em 19/01/2017 13h03

Química

•   Parecer CNE/CES n.º 1.303, de 6 de novembro de 2001
Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química

•   Resolução CNE/CES Nº 8, de 11 de março de 2002
Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química

Descrição do Curso:

O curso de Licenciatura em Química visa formar professores para atuar no ensino de Química da Educação Básica, em estabelecimentos públicos e privados. O curso também fornece subsídios para realização de Mestrado e Doutorado nas áreas de Química, de Ensino de Ciências e de Educação, uma vez que os conhecimentos químicos e das disciplinas pedagógicas são trabalhados de forma integrada.
Além das atividades curriculares, são oferecidas oportunidades de participação em programas como: PET-Licenciatura em Química (Programa Educação Tutorial), PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência), PIBIC (Programa Institucional de Iniciação Científica), entre outros projetos que buscam articular a Pesquisa, Ensino e Extensão.

 

 Eventos promovidos pelo Curso:


a)  Simpósio de Graduação e Pós Graduação em Química da UEPG

Tem por finalidade apresentar à comunidade acadêmica e externa à UEPG a pesquisa realizada nesta instituição, envolvendo a iniciação científica e os programas de pós-graduação. Oportuniza a inscrição de pesquisadores de outras instituições com vistas a descentralizar e ampliar a abrangência do evento para o nível regional, objetivando tornar a pesquisa universitária mais visível à sociedade, à comunidade escolar e ao setor produtivo.

b) Ciclo de Palestras PET

Tem como objetivo reunir especialistas para discutir temas relacionados a afro-descendentes, indígenas e inclusão.  Busca-se assim, discussões críticas sobre esses temas que estarão presentes na vida profissional dos futuros professores de Química.

c) Química na UEPG
Esta atividade tem como objetivo a realização de experiências didáticas no ensino de conceitos Químicos envolvendo aprendizagens ativas por meio de um tema científico controverso. A Química na UEPG é realizada duas vezes a cada ano, durante uma semana, nas dependências da UEPG e do Departamento de Química, com participação de alunos da rede pública de ensino.

d) Encontro de Educação em Química da UEPG - ( EDUQUI/UEPG)

O evento é uma oportunidade de aproximar a comunidade escolar (alunos, professores, diretores e outros) do contexto universitário através de evento científico, com apresentações de trabalhos orais e em forma de pôsteres sobre o Ensino de Ciências e de Química. Por outro lado, a comunidade universitária terá oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos nas escolas.

 

Importância das Disciplinas Articuladoras:

As Disciplinas Articuladoras do Curso de Licenciatura em Química são: Ensino de Ciências e de Química e Ensino de Química I, II e III, ministradas, respectivamente, do 1º ao 4º ano do curso. Nelas, os licenciandos têm a oportunidade de conhecer a História da Ciência e de seu ensino, o trabalho docente, o uso da experimentação, teorias de ensino e de aprendizagem e didática, entre outros conteúdos, todos com enfoque na Química. Além disso, são desenvolvidos projetos e materiais didáticos para o Ensino de Ciências e de Química. Durante todo o curso, as disciplinas articuladoras buscam desenvolver conhecimentos químicos articulados com o conhecimento pedagógico, essenciais na formação do licenciado.  Promovem a articulação das disciplinas de cada série,  entre as séries e também com a escola básica.

Blog das Disciplinas Articuladoras do curso

 

Leia mais sobre Licenciatura em Química nos links abaixo:

Grupo PET Licenciatura em Química

Blog Grupo PET Licenciatura Química

Blog de Disciplinas da Profª Patrícia Los

 

Conheça a Estrutura do curso (clique aqui )