UEPG - Portal das Licenciaturas

Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
Atualizado em 19/01/2017 13h00

Pedagogia

•   Parecer CNE/CP nº 5, de 13 de dezembro de 2005
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia.

•   Parecer CNE/CP nº 3, de 21 de fevereiro de 2006
Reexame do Parecer CNE/CP nº 5/2005, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia.

•   Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006
Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.

•   Parecer CNE/CP nº 3, de 17 de abril de 2007
Consulta sobre a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, decorrentes da aprovação dos Pareceres CNE/CP nº 5/2005 e nº 3/2006, bem como da publicação da Resolução CNE/CP nº 1/2006.

•   Parecer CNE/CP nº 9/2009, aprovado em 2 de junho de 2009
Esclarecimento sobre a qualificação dos Licenciados em Pedagogia antes da Lei nº 9.394/96 para o exercício das atuais funções de gestão escolar e atividades correlatas; e sobre a complementação de estudos, com apostilamento.

Profissão: Licenciado em Pedagogia

É o profissional que estuda e investiga o processo educativo, desenvolvido no âmbito da educação formal e não formal. Atua na docência da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na gestão dos processos pedagógicos e administrativos das instituições escolares, voltadas para a Educação Básica. Também exerce a docência  nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio, curso de Formação de Professores.

O que pode fazer:

•    Atuar como docente na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas       pedagógicas do Ensino Médio
•    Realizar projetos para a educação formal e não formal
•    Produzir material didático-pedagógico;
•    Realizar pesquisas nas diversas áreas da Educação
•    Atuar nos sistemas de ensino na área de gestão, tanto do processo pedagógico como do administrativo.


 Campos de atuação profissional:

Para o licenciado em Pedagogia, o maior mercado de trabalho são as instituições escolares voltadas para a na  Educação Básica. Nelas ele atua tanto na docência como na  Gestão Escolar. Quanto à pesquisa pode desenvolvê-las nas áreas de Política Educacional, Sociologia da Educação, História da Educação, Filosofia da Educação, Psicologia da Educação, Gestão escolar, Processos Pedagógicos, Currículo, Avaliação, Metodologias de Ensino e Formação de professores.

Requisitos pessoais necessários:

O pretendente a este curso deverá ter vocação por atividades didáticas, capacidade de trabalhar em equipe, vocação para liderança e coordenação de grupos e, principalmente, habilidade para as relações interpessoais.

Perspectivas da profissão:

A partir da aprovação da LDB 9394/96 a Educação Infantil passa a compor a Educação Básica, criando com isso a demanda por profissionais habilitados para atuar nesta etapa da Educação. Assim, ampliou-se significativamente as oportunidades de trabalho tanto na rede pública quanto na rede particular de ensino.


A Disciplina Articuladora:

Criada desde o ano de 2007, a disciplina articuladora do Curso de Licenciatura em Pedagogia nos quatro anos do curso, com os nomes de  Prática Pedagógica; Pesquisa e Prática Pedagógica I e II, Seminários Avançados em Gestão Educacional I e II e Seminários Avançados das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio. Estas disciplinas buscam :

             a) problematizar a prática educativa escolar e com isso desencadear  projetos a serem desenvolvidos no decorrer do curso;
b)      analisar a prática educativa escolar em suas diferentes dimensões, face aos referenciais teóricos e às disciplinas da série;
c)      refletir sobre as relações entre teoria e prática, considerando-se os contextos em que são produzidas

Eventos Relativos ao Curso:

SEMANA DE INTEGRAÇÃO DE PEDAGOGIA

Colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia e Centro Acadêmico.
Palestras que tratam do Curso de Pedagogia da UEPG, nos aspectos históricos e legais sobre a formação do Pedagogo e sobre as duas áreas de atuação dos licenciados em Pedagogia: a docência e a gestão.

JORNADA PEDAGÓGICA DO LALUPE

Laboratório Lúdico Pedagógico, colegiado do Curso de Licenciatura em Pedagogia e departamento de Educação.
Contribui para a formação de profissionais da educação e de áreas afins, que necessitam enfrentar o desafio de transformar em realidade a qualidade de atendimento em diferentes áreas e contextos.

Assuntos interessantes podem ser encontrados nos links:

ALLE

Leitura Crítica

Revista: Olhar do professor

Revista: Publicatio

Revista: Educação & Sociedade

 

Conheça a Estrutura do curso (clique aqui )