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Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
Atualizado em 24/02/2017 10h50

Música

•   Parecer CNE/CES nº 146, de 3 de abril de 2002
Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Dança, Design, Direito, Hotelaria, Música, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.

•   Parecer CNE/CES nº 195, de 5 de agosto de 2003
Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Música, Dança, Teatro e Design.

•   Resolução CNE/CES nº 2, de 8 de março de 2004
Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música e dá outras providências

DESCRIÇÃO DO CURSO
O Curso de Licenciatura em Música visa formar professores de música, atendendo principalmente às escolas de ensino regular. Com a implementação da lei da obrigatoriedade do ensino de música nas escolas, o campo de trabalho é vasto, em virtude da pequena formação de professores específicos de música. Além do espaço ocupado nas escolas, o licenciado em Música também atua em escolas de ensino musical (conservatórios), organizações não-governamentais (ONGs) e em outras atividades que envolvam a educação musical.
Exige-se do candidato ao Curso na UEPG um Teste de Habilidade Específica, que consta de uma prova de teoria e uma prova prática, com o objetivo de verificar os conhecimentos musicais, tanto na parte escrita quanto na de execução.

AS DISCIPLINAS ARTICULADORAS  tem por objetivo a reflexão sobre as práticas musicais no contexto social (em geral) e no ambiente escolar (em específico) em relação às práticas, teorias, cenários e políticas educacionais tanto no que diz respeito à sua inserção na Educação Básica, em suas diversas modalidades, como em espaços alternativos.

O Curso as distribui e as nomina da seguinte maneira:
1º ano – Prática Pedagógica I, com objetivo de proporcionar a reflexão sobre as articulações entre as práticas musicais (exploradas no 1o ano de curso nas disciplinas de canto-coral, teclado e prática musical diversificada), e os contextos educacionais (aprofundados na disciplina de Didática e Fundamentos e Sociologia da Educação);
2º ano – Prática Pedagógica II, que, de modo semelhante ao acima indicado, procura articular as práticas musicais (canto-coral, teclado e prática musical diversificada) às discussões sociais e históricas pertinentes aos campo de atuação do Licenciado em Música (relacionadas com as disciplinas de História da Música, Psicologia da Educação e Políticas Públicas e Educacionais no Brasil);
3º ano – Metodologias do Ensino da Música, que prioriza a discussão de teorias educacionais próprias da música, buscando a construção de conhecimentos e estratégias, vinculada diretamente à disciplina de Estágio Supervisionado I;
4º ano – Educação Musical e Currículo, que aprofunda as questões mencionadas anteriormente, inserindo a discussão sobre teorias de currículo, projetos pedagógicos, e documentos governamentais, realizando a articulação com a disciplina de Estágio Supervisionado II.

EVENTOS PROMOVIDOS
O Curso de Licenciatura em Música promove em conjunto com o Curso de Licenciatura em Artes Visuais, uma Semana Acadêmica de Arte, aonde são trazidos palestrantes de renome nacional e oferecidas oficinas para os acadêmicos. Esta Semana é aberta à comunidade em geral.

Os links abaixo são de interesse para a comunidade em geral:

ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical

Revista científica da área de educação musical ( da ABEM)

ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música

OPUS- Revista da ANPPOM

 

Conheça a Estrutura do curso (clique aqui )