UEPG - Portal das Licenciaturas

Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
Atualizado em 19/01/2017 12h55

Matemática

•   Parecer CNE/CES nº 1.302, de 6 de novembro de 2001
Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura.

•   Resolução CNE/CES nº 3, de 18 de fevereiro de 2003
Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Matemática.

   A matemática exerce um grande fascínio nas pessoas que se entregam aos desafios numéricos e charadas. No entanto, a matemática é muito mais que isso. É uma forma de raciocinar para compreender e solucionar os desafios humanos em seus diversos aspectos.

   Além de proporcionar experiências que permitem uma análise da matemática como área de pesquisa e investigação, compreendendo o processo da construção do conhecimento matemático, o curso de Licenciatura em Matemática destina-se á formação do profissional docente para atuar no ensino fundamental, médio e se recomenda a continuidade de sua formação através de cursos de pós-graduação para atuar no ensino superior. Ele oferece um corpo teórico associado a um programa de estágio supervisionado, na busca de assegurar a qualidade da formação de professores na área. O curso conta com o suporte dos laboratórios de Computação, Ensino e Pesquisa. Entre outras atividades, mantém grupos de estudos em Educação Matemática, Física Teórica, Matemática Pura e Aplicada.

A Disciplina Articuladora:A Disciplina Articuladora do Curso de Licenciatura em Matemática chama-se Instrumentação para o Ensino de Matemática I, na primeira série, Instrumentação para o Ensino de Matemática II, na segunda série, Instrumentação para o Ensino de Matemática III, na terceira série e Instrumentação para o Ensino de Matemática IV, na quarta série. Dentre suas características principais destaca-se a ralação entre a teoria e a prática. Entende-se que a Instrumentação para o Ensino de Matemática compreende um conjunto de vivências, intervenções, experiências e produções científicas e didático-pedagógicas, as quais reunidas complementam a formação do Professor de Matemática, que num futuro breve estará atuando no Ensino Básico.

  O curso oferece dois eventos que se destacam por:

Semana Acadêmica de Matemática e Jornada Científica de Matemática:

A realização da Semana Acadêmica de Matemática e da Jornada Científica de Matemática busca atender a necessidade de gerar um fórum técnico-científico-pedagógico-cultural que promova a interação entre pesquisadores, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, visando a discussão, divulgação e atualização de temas e técnicas de pesquisa nas áreas de educação matemática, matemática pura e aplicada e áreas interdisciplinares que envolvam a matemática.

 Mostra de Matemática:
Proposto pelo projeto de Extensão Núcleo Integrado de Educação Matemática em parceria com o COLMAT, visa a comemoração do Dia da Matemática, comemorado no dia 06 de Maio. Neste evento oportuniza-se discutir assuntos referentes a pesquisas desenvolvidas na Educação Matemática,  abrindo um espaço para a divulgação de alguns dos trabalhos realizados pelos professores participantes do projeto de Extensão do Núcleo Integrado de Educação Matemática; em conjunto com  iniciativas didáticas – pedagógicas dos professores que atuam na área da matemática pertencentes às escolas da rede pública do município de Ponta Grossa – Pr, bem como dos docentes que atuam no Curso de Licenciatura em Matemática da UEPG. As atividades ofertadas pelo evento são: exposição de trabalhos na modalidade pôster, espaço interativo, palestras e espaços interativos. Possibilitando a integração da Universidade com a Comunidade.

Assuntos interessantes podem ser encontrados nos links abaixo:

Revista do Professor de Matemática

Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas

Investigações em Filosofia e História da Ciência, Educação em Ciências e Matemática

Alguns endereços eletrônicos em Educação Matemática

Grupo de pesquisa em Informática, outras mídias e Educação Matemática

Laboratório de Ensino de Matemática

Sociedade Brasileira de Educação Matemática

Sociedade Brasileira de Matemática

Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional

Sociedade Brasileira de História da Matemática

 

Conheça a estrutura do Curso (clique aqui )