UEPG - Portal das Licenciaturas

Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
Atualizado em 02/03/2017 12h03

Letras

•   Parecer CNE/CES nº 492, de 3 de abril de 2001
Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais - Antropologia, Ciência Política e Sociologia, Comunicação Social, Filosofia, Geografia, História, Letras, Museologia e Serviço Social.

•   Parecer CNE/CES nº 1.363, de 12 de dezembro de 2001
Retifica o Parecer CNE/CES n.º 492, de 3 de abril de 2001, que aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais - Antropologia, Ciência Política e Sociologia, Comunicação Social, Filosofia, Geografia, História, Letras, Museologia e Serviço Social.

•   Resolução CNE/CES nº 18, de 13 de março de 2002
Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Letras.

•   Parecer CNE/CES nº 223, de 20 de setembro de 2006
Consulta sobre a implantação das novas diretrizes curriculares, formulada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

•   Parecer CNE/CES nº 83/2007, aprovado em 29 de março de 2007
Consulta sobre a estruturação do curso de Licenciatura em Letras, tendo em vista as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Letras e para a Formação de Professores.

•   Parecer CNE/CP nº 5/2009, aprovado em 5 de maio de 2009
Consulta sobre a licenciatura em Espanhol por complementação de estudos.

Um pouco de História:
O Curso de Letras, sob a denominação de Bacharelado em Letras Neolatinas, foi criado concomitantemente com os cursos de Bacharelado em Geografia e História e Bacharelado em Matemática, como componentes da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa, através do Decreto nº. 8.837, de 08 de novembro de 1949, assinado pelo então Governador do Estado Moisés Lupion. A instalação oficial da Faculdade e de seus cursos deu-se em sessão solene levada a efeito no salão nobre do Colégio Estadual Regente Feijó, com a presença de vinte e uma personalidades da comunidade ponta-grossense.

A prática enquanto componente curricular

A(s) Disciplina(s) Articuladora(s) dos curos de Licenciatura em  LETRAS que compõem a Prática enquanto componente curricular são denominadas Prática I – Língua e Literaturas de Língua Portuguesa , Prática II – Língua e Literaturas de Língua Estrangeiras ,Prática III – Projetos Interdisciplinares e Prática IV - Projetos Interdisciplinares , cada uma em uma série do curso
A prática como componente curricular será vivenciada ao longo do curso num total de 408 (quatrocentas e oito) horas, devendo permear todo o processo de formação do professor numa perspectiva interdisciplinar contemplando dimensões teóricas e práticas, configurando-se através do Projeto Articulador da série, aprovado pelo Colegiado do Curso.
A prática é mais um processo de investigação do que um contexto de aplicação. Um processo de investigação na ação, mediante o qual o acadêmico submerge no mundo complexo do universo sócio-histórico e cultural no qual está inserida a escola para compreendê-la de forma crítica e vital, implicando-se afetiva e cognitivamente nas interações da situação real, questionando as suas próprias crenças e explicações, propondo e experimentando alternativas, participando na reconstrução permanente da realidade escolar, em um processo contínuo, autônomo e permanente, ressaltando que a pesquisa e a extensão, além do ensino devem-se articular neste processo.
Nessa direção, a atividade acadêmica curricular é uma forma de eliminar a rigidez estrutural do curso, imprimir ritmo e utilizar de modo mais eficiente, os recursos de formação já existentes nas IES e a nova validação das atividades acadêmicas requer o desdobramento do papel do professor na figura de orientador, que deverá atender não só o ensino de conteúdos programáticos, mas também a qualidade na formação do aluno. Assim, as práticas articuladoras terão como responsáveis pelas disciplinas, nos dois primeiros anos, a figura do professor e, nos dois últimos, a figura de orientador.

 

Conheça a estrutura do Curso de Licenciatura em Letras Português/Francês

Conheça a estrutura do Curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol

Conheça a estrutura do Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês