UEPG - Portal das Licenciaturas

Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
Atualizado em 19/01/2017 12h45

História

•   Parecer CNE/CES nº 492, de 3 de abril de 2001
Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais - Antropologia, Ciência Política e Sociologia, Comunicação Social, Filosofia, Geografia, História, Letras, Museologia e Serviço Social.

•   Parecer CNE/CES nº 1.363, de 12 de dezembro de 2001
Retifica o Parecer CNE/CES n.º 492, de 3 de abril de 2001, que aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais - Antropologia, Ciência Política e Sociologia, Comunicação Social, Filosofia, Geografia, História, Letras, Museologia e Serviço Social.

•   Resolução CNE/CES nº 13, de 13 de março de 2002
Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de História.

Descrição do Curso:
O curso forma professores de História para a Educação Fundamental e Média para atuar em escolas públicas e particulares, bem em outras instituições e espaços educativos da sociedade em que a reflexão sobre o ser humano no tempo seja necessária.
O acadêmico formado na Licenciatura em História domina as linhas principais dos processos históricos, é capaz de desenvolver uma reflexão teórica sobre a produção do conhecimento histórico. Além disso, domina a metodologia da História (pesquisa) e é capaz de articulá-la com o ensino da História.
 

A Semana de História :

o curso da UEPG é o 17º. curso de História mais antigo do Brasil, e o 2º. a ser criado no Paraná. Por isso, em 2010 será realizada a 40ª. Semana de História, evento que vem sendo realizado regularmente e que se destina ao aprofundamento, debate e divulgação de ideias, teorias e práticas na área.
 ´
São desenvolvidas diversas palestras ao longo do ano sobre temas nas várias disciplinas internas à História, assim como sobre temas importantes para a prática do professor.
 
A Disciplina Articuladora

A Disciplina Articuladora do Curso de Licenciatura em História chama-se Oficina de História e é ministrada da 1ª a 4ª série do curso. Dentre suas características principais destaca-se a preocupação com a formação do professor pesquisador, integrando teoria e prática, pesquisa e ensino. As disciplinas articuladoras são um diferencial em todos os cursos de Licenciatura da UEPG, e no curso de Licenciatura em História procuram integrar todas as linhas do currículo: metodologia da História, Metodologia do ensino, teoria da História e disciplinas pedagógicas / estágio.
 
O Grupo de Estudos em Didática de História :

Visa reunir e articular pesquisas sobre ensino de história e utilização social do conhecimento histórico, discutindo, por exemplo, a história nos meios de comunicação de massa, a formação de professores, os usos sociais do conhecimento histórico, a aprendizagem escolar e extra escolar dos conteúdos da disciplina. O grupo é coordenado pelo prof.Dr. Luis Fernando Cerri (Departamento de História)

O Departamento de História da UEPG edita a Revista de História da UEPG.
Os graduados em História - incluindo os docentes do DEHIS-UEPG são membros da Associação Nacional de História - ANPUH , participando de sua instância nacional e da Seção Regional - Paraná. A ANPUH foi fundada em 1961, tendo dois professores do nosso curso entre seus fundadores. A Associação tem um Grupo de Trabalho voltado especificamente para o Ensino de História.

 

Conheça a estrutura do curso (clique aqui )