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Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
Atualizado em 22/02/2017 11h23

Geografia

Parecer CNE/CES nº 492, de 3 de abril de 2001

Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais - Antropologia, Ciência Política e Sociologia, Comunicação Social, Filosofia, Geografia, História, Letras, Museologia e Serviço Social.

Parecer CNE/CES n.º 1.363, de 12 de dezembro de 2001
Retifica o Parecer CNE/CES n.º 492, de 3 de abril de 2001, que aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais - Antropologia, Ciência Política e Sociologia, Comunicação Social, Filosofia, Geografia, História, Letras, Museologia e Serviço Social.

 Parecer CNE/CES nº 492, de 3 de abril de 2001

Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais - Antropologia, Ciência Política e Sociologia, Comunicação Social, Filosofia, Geografia, História, Letras, Museologia e Serviço Social.

Resolução CNE/CES nº 14, de 13 de março de 2002
Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Geografia.

 

O curso de Licenciatura em Geografia tem por finalidade formar profissionais munidos de arsenal científico, teórico-metodológico e didático-pedagógico, para atuarem como professores de Geografia nos diferentes níveis de ensino e na pesquisa voltada ao ensino desta ciência. Busca contribuir para que os licenciados em Geografia percebam o trabalho docente como o cerne de sua identidade profissional identificando-o como um processo de formação para o desenvolvimento dessa condição de educador.

Disciplina(s) Articuladora(s)

As Disciplinas Articuladoras no Curso de Licenciatura em Geografia são compostas pelas seguintes disciplinas : Tópicos Especiais em Ensino de I, Prática de Campo em Geografia I e II, Tópicos Especiais em Ensino de Geografia II, Metodologia de Pesquisa em Educação Geográfica I e II e Projeto de Pesquisa em Educação Geográfica
A prática como componente curricular (Disciplinas Articuladoras) é desenvolvida em todos semestres do curso, exceto no último. Através delas se busca promover a em todos semestres do curso, exceto no último. Buscam promover conhecimentos e desenvolver habilidades necessárias ao trabalho docente na Educação Básica.
A integração promovida pelas disciplinas articuladoras se dará em duas dimensões: entre as demais disciplinas do curso e com o campo de trabalho. Este último, mediante ênfase em questões teóricas e instrumentais do ensino de Geografia na Educação Básica, fortalecendo a integração entre o ensino superior, fundamental e médio.
A proposta se estrutura da seguinte forma:
- as disciplinas denominadas como Tópicos Especiais em Ensino de Geografia I e II procuram promover a articulação com as demais disciplinas do curso, porém com ênfase na transformação de conteúdos científicos em conteúdos escolares, na produção de materiais didáticos e no desenvolvimento de habilidades necessárias para o ensino de Geografia aos alunos da Educação Básica.
-as disciplinas de Prática de campo em Geografia, buscam promover conhecimentos sobre o espaço geográfico, com ênfase no estudo da paisagem e o desenvolvimento de metodologias e técnicas utilizadas pela ciência geográfica para gerar dados e informações, momento em que se articula com as demais disciplinas do curso, mantendo seu viés na instrumentalização para o trabalho de professores com alunos da Educação Básica.
-as disciplinas de Metodologia de Pesquisa em Educação Geográfica I e II, bem como Projeto de Pesquisa em Educação Geográfica e OTCC darão subsídios à formação do professor pesquisador, concepção que, ao longo desses últimos anos, vem sendo fortalecida pelo curso, fomentando práticas reflexivas e propiciando subsídios para que esses sujeitos realizem pós-graduação. Estarão articuladas ao Estágio Supervisionado, que no último semestre do curso, dará ênfase à pesquisa sobre a ação docente, necessitando dos subsídios das referidas disciplinas para a concretização desta proposta.
 

Dentre os eventos promovidos pelo curso destacam-se:
 - Semana de Geografia e Encontro do Saber Escolar: voltado aos alunos de graduação e professores da rede de ensino paranaense, visa discutir temas de interesse da geografia.
- Semana de Integração: organizado pelo Diretório de Estudantes propõem a integração entre os alunos do curso e os calouros.
- Eventos diversos: Bate-Papo e Cinema Comentado.

Todos os cursos de Licencitura da UEPG possuem a " Disciplina Articuladora". No curso de Licenciatura em Geografia Curso de Licenciatura em Geografia chama-se Prática de Campo em Geografia e é ministrada da 1ª a 4ª série do curso. Dentre suas características principais destaca-se a integração de conteúdo em cada série do curso e a prática de campo. Ela também procura realizar a articulação das disciplinas também com as saídas de campo.

 

Conheça a estrutura do curso (clique aqui)