UEPG - Portal das Licenciaturas

Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
Atualizado em 19/01/2017 12h15

Ciências Biológicas

•   Parecer CNE/CES nº 1.301, de 6 de novembro de 2001
Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura)

•   Resolução CNE/CES nº 7, de 11 de março de 2002
Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura)

Profissão: Licenciado em Ciências Biológicas
É o profissional que estuda e investiga todos os aspectos relacionados com a vida, atuando como professor do Ensino Fundamental, Médio ou Ensino Superior e/ou pesquisador.

O que pode fazer:
•    Lecionar no Ensino Fundamental, Médio e Superior;
•    Estudar as funções e atividades biológicas dos organismos vivos em diversos tipos de condições;
•    Organizar clubes, Feiras e Exposições de Ciências;
•    Realizar projetos em educação, meio ambiente e saúde;
•    Produzir material didático-pedagógico;
•    Realizar pesquisa básica ou aplicada vinculada à área Biológica.

Campos de atuação profissional:
Para o biólogo, licenciado, o maior mercado de trabalho é o Ensino Fundamental, Médio ou Superior. Quanto à pesquisa pode atuar nas áreas de Genética, Ciências Morfológicas, Botânica, Zoologia, Ecologia, Microbiologia, Biologia Econômica, Fisiologia, Biogeografia, Biologia Marinha, Parasitologia Humana, Educação Ambiental, Ecoturismo, Avaliação de Impacto Ambiental, Inventário e Avaliação do Patrimônio Natural, Bioespeleologia, Hidroponia e Administração (jardins botânicos, herbários, museus de história natural, jardins zoológicos, exposições biológicas, recursos aquáticos, unidades de conservação, biotérios) e muitas outras atividades. Maiores informações no Conselho Federal de Biologia

Requisitos pessoais necessários:
O pretendente a este curso deverá ter vocação por atividades didáticas, tendência para estudo da natureza, interesse por atividades científicas, capacidade de organização e exatidão no trabalho em equipe e capacidade de liderança e empreendedorismo.

Perspectivas da profissão:
Atualmente, o mercado de trabalho para os biólogos está em crescimento. Além da educação formal, um Licenciado em Ciências Biológicas, devidamente especializado, pode desenvolver trabalhos nas áreas citadas acima.

A Disciplina Articuladora:
Criada desde o ano de 2002, a disciplina articuladora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEPG é ofertada nos quatro anos do curso, com os nomes de Laboratório de Ensino em Ciências e Biologia I, II, III, e IV. Ao longo dos anos, essas disciplinas sofreram muitas reformulações em seus programas, e atualmente desenvolve-se com dinamismo e interatividade, efetivada nas principais atuações:

a)Análise das ementas e conteúdos das disciplinas específicas da série, articulando o conteúdo na perspectiva CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) na 1a série; com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na 2a série; com os Livros didáticos específicos, na 3a série; e com o tema Sócio-Ambiental, na 4a série do curso; b)Desenvolvimento de atividades propostas pelos professores das disciplinas específicas de cada série do curso, voltadas ao ensino de ciências e biologia. Discussão do embasamento teórico das atividades propostas ; análise de artigos em educação. c)Desenvolvimento de Feira de Ciência relacionada às disciplinas específicas da 3a série do curso de Lic. Em ciênc. Biol e Desenvolvimento de projetos de trabalho relacionados às disciplinas específicas (educação sexual, educação ambiental, prevenção ao uso de drogas...) d) Eventos de extensão: recebendo na UEPG, alunos do ensino formal fundamental, médio e 3a idade; levar aos espaços não formais de ensino, temas relativos à biologia, para diferentes públicos e) Elaboração do projeto de atividade de pesquisa, voltado ao ensino de ciências e/ou biologia. f) TCD (trabalho de conclusão de disciplina): desenvolvimento e apresentação do artigo final, relativo ao projeto elaborado no ano anterior. g) Preparação da Mostra de Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia no decorrer do ano letivo.

Laboratório de Ensino de Licenciatura e Ciências Biológicas
O Laboratório de Ensino de Licenciatura em Ciências e Biologia recebeu recursos pelo Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência, no edital 2008 que foram alocados na sala 51 do bloco M, que pertence ao DeBIOGEM. Esse espaço oportunizou aos acadêmicos desenvolverem as aulas e mais atividades de ensino articuladas como o PIBID. Também nessa sala são realizadas as defesas de Trabalho de Conclusão, pelos alunos da 4ª série.


Eventos Relativos ao Curso:

Mostra de Laboratório de Ensino em Ciências e Biologia – organizada pelos professores das disciplinas articuladoras, pelo colegiado de curso e pelos acadêmicos;

Fórum das Licenciaturas – organizado pela COPELIC (Comissão Permanente das Licenciaturas) e pela PROGRAD (Pró-Reitoria de Graduação);

SAEB (Semana Acadêmicas de Estudos em Biologia) – organizada pelo Centro Acadêmico Erasmus Darwin e por Professores dos cursos de Biologia da UEPG.

Editais concorridos e aprovados, com participação do Curso de Licenciatura em Ciências biológicas: PRODOCENCIA, PIBID, UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS.

Acesse também o blog da Profª Drª Dalva Cassie Cassie Rocha, sobre Botânica

Blogs do Estágio Curricular Supervisionado em Ciências Biológica: Bioline, InteroBioAcessaris e Papo de Biólogo

 

Conheça a estrutura do Curso (clique aqui )