UEPG - Portal das Licenciaturas

Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG
Atualizado em 22/02/2017 11h04

Artes Visuais

•   Parecer CNE/CES nº 280/2007, aprovado em 6 de dezembro de 2007
Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais, bacharelado e licenciatura.

•   Resolução CNE/CES nº 1, de 16 janeiro de 2009
Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais e dá outras providências.

Descrição do Curso:


O Curso de Licenciatura em Artes Visuais visa a formação de docentes habilitados para a docência em Artes Visuais na Educação Básica. Docente este capaz de comunicar, interagir e construir o conhecimento artístico por meio de uma prática pedagógica reflexiva, efetiva e de qualidade, atendendo às transformações culturais. O Licenciado poderá, ainda, desenvolver pesquisas em arte, bem como, em áreas correlatas onde se façam necessários saberes específicos e habilidades desenvolvidas durante o curso, bem como, em situações onde o potencial criativo e as técnicas artísticas desenvolvidas possam ser aproveitados. Poderá também propor, desenvolver e coordenar projetos em instituições públicas e ou privadas, entre outras ações.

Eventos promovidos pelo Curso:


Semana de Arte: O evento é voltado a alunos, egressos, profissionais de demais pessoas interessados em adquirir e/ou ampliar conhecimentos na área de Artes. Conta com palestras, mesas redondas, oficinas, exposições e apresentações artísticas. Apresenta um caráter estadual e é realizado em parceria com outras IES do Estado.


Palestras: no decorrer do ano, o curso oferece  palestras de artistas  regionais, estaduais e nacionais.
Visitas: o curso propicia visitas a Museus e  outros espaços artísticos para seus alunos na cidade e em visitas dirigidas a outras cidades e ou regiões do pais.
Oficinas:  todos os anos os professores e alunos do curso  oferecem oficinas da área de Artes Visuais para  crianças, adolescentes e adultos  em espaços formais e informais de ensino.

 Disciplina Articuladora no curso:


A Disciplina Articuladora do Curso de Licenciatura em Artes é denominada Projeto Articulador no Ensino de Artes Visuais ( I,II,III e IV), atuando da 1ª a 4ª série do curso
 Tem como bjetivos principais:
a)Conhecer a história do ensino das artes visuais em suas dimensões social, política e econômica.
b) Compreender o contexto social em que atuará o professor de Artes Visuais.
c) Analisar de maneira crítica as questões politicas e legislativas que regulamentam o ensino de Artes Visuais e a produção de materiais didáticos.
d)Problematizar a organização e a prática do ensino das Artes Visuais nas diversas modalidades da Educação Básica e em espaços não formais.
e)Elaborar e desenvolver “Projeto Articulador Interdisciplinar para o ensino de Artes Visuais”, com temas ligados às disciplinas do ano vigente.
Esta Disciplina é organizadas de forma interdisciplinar, procurando estabelecer conexões entre as demais disciplinas do ano correspondente e temas relacionados ao ensino de Artes Visuais.
A disciplina é ministrada por meio de debates, seminários, aulas expositivas e organização de uma mesa redonda, com participação de pesquisadores e profissionais da educação.
 

 Sites e blogs do curso:


Grupo de Pesquisa em Artes Visuais, Educação e Cultura – O GEPAVEC desenvolve pesquisas tanto no âmbito da graduação como na Pós-Graduação,com Universidades Nacionais e Internacionais cooperação técnica com a Universidade de la Republica del Uruguay com Pós-Graduação em Educação - UFSM/até2008.O grupo possui dois doutores em Educação,4 doutorandas,dois no exterior concluindo e dois no Brasil,sendo um em fase de defesa final, 4 Mestres e com 5 bolsas de iniciação científica PIBIC/CNPq,e demais pesquisadores.


Semana Acadêmica – o blog tem como objetivo divulgar as semanas acadêmicas, por meio dele pode-se acesso a inscrição, dados, etc. das semanas a serem realizadas. Bem como um histórico das semanas realizadas nos anos anteriores.

 

Estrutura do Curso (clique aqui )